Dizem que “a arte imita a vida”, não é mesmo? Por isso, hoje resolvemos trazer 5 indicações de filmes que abordam cenários interessantes sobre relações de trabalho. Da animação ao drama, os diferentes gêneros levantam pautas atuais e que merecem atenção.
Confira!
IMPORTANTE! Pode conter spoiler.
A Fuga das Galinhas
Sim, é isso mesmo que você está pensando. Uma animação! Elas podem ser muito úteis para nos ensinar diferentes conceitos, inclusive sobre o mundo corporativo.
Nesse filme, duas galinhas de uma fazenda inglesa descobrem que o futuro está traçado: vão virar comida. Por isso, decidem fugir do galinheiro. Elas arquitetam um plano de fuga ao lado de outros animais e, durante todo esse drama, é possível absorver ricas lições sobre gestão, liderança, trabalho em equipe, criatividade e estratégia.
Vale saber! A curiosidade é que esse filme é um dos de maior bilheteria de animação em stop motion – técnica também conhecida como “quadro a quadro”, que dispõe sequencialmente fotografias diferentes de um mesmo objeto para transmitir a sensação de movimento.
Mais detalhes
Ano de lançamento: 2000
Gênero: comédia/animação
Duração: 1h24
Direção: Nick Park e Peter Lord
Disponível em: Apple TV, Google Play Filmes, Netflix e YouTube
Que Horas Ela Volta?
O filme brasileiro que conquistou vários prêmios, nacionais e internacionais, emociona e faz pensar. O drama que se imprime na própria história, sem a necessidade de um conflito épico ou um marco com “guerra física”, deixa clara a desigualdade social e a forma como ela se faz presente no dia a dia dos brasileiros.
Val, interpretada por Regina Casé, se muda para São Paulo para proporcionar melhores condições de vida para Jéssica, sua filha. Val trabalha como babá e empregada doméstica em uma casa da elite paulistana e, anos depois, recebe uma ligação da filha dizendo que quer se mudar para São Paulo para fazer vestibular. Quando Jéssica chega e passa a morar com a família, o drama se desenrola e as disputas sintomáticas tomam conta do enredo.
Mais detalhes
Ano de lançamento: 2000
Gênero: drama/comédia
Duração: 1h52
Direção: Anna Muylaert
Disponível em: Apple TV, Google Play Filmes, Globoplay, Netflix, Telecine e YouTube
Eu, Daniel Blake
Um homem de meia idade que perdeu a esposa e, por problemas de saúde, o emprego. Ele procura ajuda do Estado para se sustentar e se depara não só com a negativa, mas com o descaso dos profissionais do serviço social inglês. Sua história se cruza com a de Katie, jovem e mãe solteira que se muda para Londres em busca de emprego.
É um filme que critica a precarização dos serviços públicos e a perda dos direitos sociais em um mundo globalizado. Os dois personagens enfrentam problemas de sobrevivência e se veem desamparados pelo governo.
Mais detalhes
Ano de lançamento: 2016
Gênero: drama
Duração: 1h40
Direção: Ken Loach
Disponível em: Amazon Prime, Apple TV, Google Play Filmes, Globoplay, Telecine e YouTube
Amor sem Escalas
Uma ótima pedida para visualizar o conflito entre modelos tradicionais e modelos inovadores de trabalho. Nesse filme, um profissional que viaja por todo os Estados Unidos para demitir diferentes pessoas têm seu emprego colocado em risco quando outra profissional chega e tenta implementar um sistema que permitirá a demissão feita de maneira remota.
De forma geral, a narrativa do filme engloba, de maneira interessante, assuntos atuais como a competitividade global, a introdução das tecnologias no trabalho, o desenvolvimento de novas habilidades dos colaboradores e a constante pressão para as empresas reduzirem custos.
Mais detalhes
Ano de lançamento: 2009
Gênero: comédia/drama
Duração: 1h49
Direção: Jason Reitman
Disponível em: Amazon Prime, Apple TV, Google Play Filmes, HBO Max e YouTube
7 Prisioneiros
Lançamento recente, o filme que estreou em novembro de 2021 somou quase 10 milhões de horas assistidas somente na primeira semana. Ele aborda relações de trabalho análogas à escravidão e passa pelo tráfico de pessoas.
Protagonizado por Mateus, um jovem humilde que topa trabalhar em um ferro velho em São Paulo ao lado de outros colegas, o drama revela conflitos morais que o protagonista vive ao perceber o cenário em que está. A trama revela sua mudança de posição, de oprimido para opressor.
Mais detalhes
Ano de lançamento: 2021
Gênero: Drama
Duração: 1h30
Direção: Alexandre Moratto
Disponível na Netflix
O que achou das indicações? Se já conhecia algum deles, deixe seu comentário e compartilhe com a gente a sua opinião. Ah, e claro, fique à vontade para deixar outras recomendações.
Em breve, vamos trazer também dicas de séries! Acompanhe a iestro nas redes sociais e não perca nada!